Clique na imagem para melhor visualização.
Data: segunda-feira, dia 19/10
Local: Centro de Tecnologia - UFRJ - Ilha do Fundão
Bem vindos ao blog do Restaurante Govinda!
Cardápio 03 e 04 de outubro
- Strogonoff de berinjela com palmito
- Almôndegas com molho de tomate, arroz integral e fritas
- Penne com vegetais
- Salada de repolho roxo ou sopa de couve-flor
- Cuca de banana
Endereço
Av. Everton Xavier, lote 13A - Itaipú - Niterói - Tel.: 2709-2299
(Av. Central , esquina com Rua 12, em frente ao Posto BR)
Funciona aos SÁBADOS E DOMINGOS de 12:00 às17:00h.
(Av. Central , esquina com Rua 12, em frente ao Posto BR)
Funciona aos SÁBADOS E DOMINGOS de 12:00 às17:00h.
Incríveis fundos de tela para você.
domingo, 18 de outubro de 2009
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Invenções da mente?
Sri Bhagavam Uvaca
prajahati yada kaman
sarvan partha mano-gatan
atmany evatmana tustah
sthita-prajnas taducyate
"A Suprema Personalidade de Deus disse: ó Partha, quando alguém desiste de todas as variedades de desejo de gozo dos sentidos, que surgem da invenção mental, e quando sua mente, assim purificada, encontra satisfação apenas no eu, então se diz que ele está em consciência transcendental pura"
Significado dado por Srila Prabhupada
O Bhagavatam afirma que qualquer pessoa que esteja em plena consciência de Krishna, ou em serviço devocional ao Senhor, tem todas as boas qualidades dos grandes sábios, ao passo que outrem que não esteja situado nessa transcendência não tem boas qualificações, porque na certa está se refugiando em suas próprias invenções mentais. Em consequência, aqui se diz corretamente que se devem abandonar todas as espécies de desejos sensoriais produzidos pela invenção mental. Artificialmente, não se podem reprimir esses desejos sensoriais. Mas, se a pessoa se ocupa em consciência de Krsna, então, é natural que os desejos dos sentidos cedam sem maior esforço. Portanto, devemos nos ocupar em consciência de Krsna sem hesitação, pois este serviço devocional nos ajudará a alcançar de imediato a plataforma da consciência transcendental. A alma altamente desenvolvida fica sempre satisfeita em si mesma, compreendendo que ela é um servo eterno do Senhor Supremo. Essa pessoa transcendentalmente situada não tem desejos dos sentidos resultantes do reles materialismo; ao contrário, ela fica sempre feliz em sua natural posição de servo eterno do Senhor Supremo. (B.G. 2, 55)
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Radhastami: Aparecimento de Srimati Radharani
No dia 27 se comemora o aparecimento de Srimat Radharani. Desde o seu aparecimento Ela mantinha os olhos bem fechados, o que fez com que seu pai pensasse que Ela não pudesse enxergar.
Entretanto, semanas após o Seu nascimento os pais de Krsna foram visitar os pais de Radharani. Ao chegar na casa, Krsna imediatamente foi até o berço de Radharani e começou a escalá-lo. Nesta hora, pela primeira vez, Ela abriu os olhos e deste modo a Sua primeira visão neste mundo foi a da Suprema Personalidade de Deus.
Esta passagem é muito especial, pois nela fica evidente a mais perfeita rendição de Radharani ao Senhor Krsna.
Assim como a primeira visão de Radharani foi Krsna, nós, como aspirantes a Seus servos, devemos seguir Seu exemplo e tentar sempre ter como objeto principal da nossa visão, a esplendorosa imagem da Suprema Personalidade de Deus.
Fonte: http://bhakti-tattva.blogspot.com/2009/08/texto-por-madhukari-prabhvi-no-proximo.html
domingo, 2 de agosto de 2009
Como purificar o coração
"Nitya-siddha Krishna-prema sadhya kabhu naya
sravanadi-suddha-citte karaye udaya"
Tradução:
"O amor puro por Krishna existe eternamente nos corações das entidades vivas. Não é algo que se possa obter de alguma outra fonte. Quando o coração se purifica com o processeo de ouvir e cantar, a entidade viva desperta naturalmente."
Já que a consciência de Krishna é inata em todas as entidades vivas, todos devem ter a oportunidade de ouvir falar em Krishna. Pelo simples fato de ouvir e cantar - sravanam kirtana -, nosso coração se purifica diretamente e nossa consciência de Krishna original é imediatamente desperta.
(...)
Na primeira estrofe de Seu Sri Siksastaka, o Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu diz:
"ceto-darpana-marjanam bhava-maha-davagni-nirvapanam
sreyah-kairava-candrika-vitaranam vidya-vadhu-jivanam
anandambhudhi-vardhanam pratipadam purnamrtasvadanam
sarvatma-snapanam param vijyate sri-krsna-sankirtanam"
"Todas as glórias ao Sri Krishna sankirtana, que purifica o coração de toda a poeira acumulada por anos a fio e extingue o fogo da vida cotidiana, da repetição de nascimentos e mortes. Este movimento sankirtana é a benção principal para toda a humanidade porque espalha os raios da lua da benção. É a vida de todo o conhecimento transcendental. Faz aumentar o oceano da bem-aventurança transcendental, capacitando-nos a saborear completamente o néctar pelo qual sempre ansiamos."
Fonte: O Néctar da Instrução - Verso Quatro - por Srila Prabhupada
terça-feira, 21 de julho de 2009
Familiaridade com o Serviço Devocional
Na hi jnanena sadrsam
pavitram iha vidyate
tat svayam yoga-samsiddhah
kalenatmani vindati
"Neste mundo, não há nada tão sublime e puro como o conhecimento transcendental. Este conhecimento é o fruto maduro de todo o misticismo. E aquele que se familiarizou com a prática do serviço devocional desfruta deste conhecimento dentro de si no devido curso do tempo."(BG 4:38)
Fonte: O Bhagavad-gita Como Ele É por Srila Prabhupada
sexta-feira, 17 de julho de 2009
O Ideal da Vida Comunitária - por Purushatraya Swami
A idéia de formar uma comunidade espiritual em tempos tão desfavoráveis para tal tipo de empreendimento é um desafio que estamos dispostos a enfrentar. Nos dias de hoje, a era da massificação, as pessoas tornam-se mais e mais individualistas. É interessante que trata-se, na verdade, de um paradoxo: quanto mais massificadas, mais individualistas. Cada indivíduo está preso a seu mundinho privado, curtindo suas mágoas, alimentando seus sonhos e reunindo forças para encarar a realidade do dia-a-dia. A vida resume-se, em geral, em atividades exclusivamente de sobrevivência e entretenimento. Poucos preocupam-se com o bem mais precioso, sua própria alma, e o que dizer, com o bem comum. Mas, dentre os poucos que ainda se preocupam, o exíguo tempo disponível e a massacrante dinâmica da vida urbana praticamente descarta qualquer possibilidade de dedicação e cultivo de interesses superiores. Conseqüentemente, qualquer proposta alternativa, fora dos padrões massificantes, é, na maioria das vezes, fadada ao fracasso.
Mesmo diante desse quadro, persistimos em nossa proposta de juntar forças num mesmo ideal. Queremos juntar pessoas voluntariosas e empreendedoras num mesmo projeto consciente de Deus. Geralmente, esse tipo de pessoas tem suas agendas cheias de um sem fim de interesses e praticamente não sobra tempo. Mas essas são exatamente as pessoas que estamos atrás. Não queremos apáticos, carentes, irresponsáveis e não resolvidos. Queremos formar um grupo que esteja à altura do ideal da missão de Srila Prabhupada.
A Comunidade Sustentável & Ashram Hare Krishna “Goura Vrindávana” representa nossa humilde contribuição para continuidade da missão que Srila Prabhupada implantou. Essa missão transcende os limites institucionais e abre ilimitadas possibilidades de aperfeiçoamento espiritual individual e, ao mesmo tempo, participação em atividades auspiciosas para o bem estar da coletividade. Atividades essas que por si só enriquecem e dão sentido à vida.
Anos atrás, muitos buscaram uma experiência comunitária. Foi uma época romântica. Na maioria dos casos, devido ao despreparo e uma certa dose de inocência, as coisas pareciam muito simples e fáceis de resolver. A prática nos mostrou o lado real: Sem preparo e estrutura psíquica, moral e espiritual, o resultado é sempre fracasso garantido. Esse estilo alternativo de vida requer muito preparo e amadurecimento. Só assim é possível se criar uma estrutura material eficaz, que subsista diante dos problemas e obstáculos da vida prática, e, ao mesmo tempo, criar uma atmosfera de harmonia, progresso e abundância, que forneça as melhores condições para o crescimento espiritual individual e convivência pacífica.
Depois de anos de experiências comunitárias, cientes das inevitáveis dificuldades que surgem nesse tipo de mobilização social, estamos com “o pé no chão” e temos a confiança que, para aqueles que têm um ideal comum, a vida comunitária é a melhor alternativa. É hora, portanto, de unirmos nossos esforços afim de que possamos realizar alguma coisa significativa nesta vida. Sozinhos, as possibilidades de uma realização plena e profunda dos significados da vida ficam bastante reduzidas.
domingo, 12 de julho de 2009
Prema Bhakti
Brahmanda bhramite kona bhagyavan jiva, guru-krishna-prasade paya bhakti-lata-bija
(Caitanya Caritamrta, Madhya, 19.151)
"Nesse verso, Caitanya explica que a alma divaga neste universo em diferentes condições e em diferentes planetas. Caso seja realmente afortunada, ela se encontrará com seu guru, e , por sua misericódia, obterá a misericórdia de Krishna. Sendo um verdadeiro representando do Senhor, o guru pode plantar a semente do imaculado amor por Deus (prema-bhakti) no coração do discípulo."
Fonte: "Bhaja Govindam, as instruções finais do grande mestre Shankara" por Chandramukha Swami
domingo, 5 de julho de 2009
Em busca do equilíbrio
"Na etapa de perfeição chamada transe, ou samadhi, a mente abstém-se por completo das atividades mentais materiais pela prática de yoga. Caracteriza esta perfeição o fato de se poder ver o eu com a mente pura e sentir sabor e regozijo no eu. Neste estado jubiloso, o yogi situa-se em felicidade transcendental ilimitada, percebida através de sentidos transcendentais. Nesse caso, ele jamais se afasta da verdade, e, ao obter isto, vê que não há ganho maior. Situando-se nessa posição, ele nunca se deixa abalar, mesmo em meio às maiores dificuldades. Esta é a verdadeira maneira de alguém livrar-se de todas as misérias surgidas do contato material." (B.G. 6, 20 a 23)
Fonte: "Bhagavad-gita Como Ele É" por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada
sábado, 4 de julho de 2009
Lançamento Índia Mantra Lounge
Chandramukha Swami está fazendo, hoje, o lançamento de mais um CD com extrema qualidade musical: o Índia Mantra Lounge.
Conta com a participação de músicos maravilhosos como Marcus Viana, Leo Gandelman, Paulo Moura dentre outros.
Ouça e deixe-se embalar neste lounge.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
quarta-feira, 1 de julho de 2009
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Namahatta - Hare Krishna Delivery
Gostariamos de convocar a todos a desenvolverem sua devoção em suas próprias casas, através do Programa de Pregação Congregacional de Namahatta, cujo facilitador no Rio de Janeiro é Paravyoma Dasa, díscipulo de Srila Prabhupada.
O programa Nama-Hatta é a maior estratégia que o Senhor Nityananda deixou para o vaisnavismo mundial. Ele, sendo o Senhor Supremo Sri Balaram, sabia da situação reinante nos dias de hoje e escolheu a melhor das estratégias, longe de grandes e pequenos templos pra realizar a prática do serviço devocional.
"Quero que cinco ou dez de vocês se sentem juntos na porta da casa e cantem congregacionalmente os santos nomes batendo palmas." Caitanya Bhagavata Madhya lila 23.79
O Nama-Hatta permite-nos ter uma sadhu-sanga muito prática: kirtans, leituras, comentários participativos, entendimento da leitura e aplicação na vida prática. Traz os ensinamentos de Srila Prabhupada para áreas em que não há templos regulares ou em ambientes hostis, como em países em que não é permitido à ISKCON estabelecer centros.
Os grupos podem se destinar a membros específicos como crianças, estudantes ou profissionais. Os devotos do Nama-Hatta geralmente têm uma situação estabelecida social, familiar e economicamente e, assim, oferecem um ambiente estável para as pessoas cultivarem a consciência de Krishna.
Mais informações:
Paravyoma Dasa - (21) 9387 - 4547 ou no e-mail: paravyomadasa@ig.com.br
Visitem também o site dedicado a Pregação Congregacional do Brasil: namahatta.com.br
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Noite de Mantras com Chandramukha Swami dia 30/05/2009 às 18:00H !!!
Bhagavad-Gita em Poucas Palavras: para ajudar a enfrentar os desafios da vida moderna (2009), livro de Chandramukha Swami, será lançado no evento Noite de Mantras no próximo dia 30 de maio, sábado, às 18:00, no SPA DA ALMA localizado na Rua Miguel Couto, 331 - Jardim Icaraí.
Originalmente incluída no épico Mahabhárata, a Bhagavad-gita é famosa por apresentar a essência da sabedoria indiana e se destina especialmente àqueles que, influenciados por esta era conturbada, têm muito pouco tempo para se dedicar às vastas pesquisas das escrituras sagradas e, assim, obter suficiente iluminação. Trata-se de um diálogo sobre temas espirituais elevados travado entre Krishna, a divindade suprema, e Árjuna, o grande e devotado guerreiro espiritual (adormecido dentro de todos nós).
O propósito da Gita é fornecer instruções claras e objetivas para todos. É um texto extremamente prático, que pode ser consultado especialmente em todos os momentos críticos da vida. Fornecendo instruções claras e objetivas, os ensinamentos da Bhagavad-gita, o maior pilar da civilização indiana, continuam tão relevantes na atualidade quanto foram há mais de cinco mil anos.
Comentário (Dr. Márcio Bomtempo):
“Desde que peguei nas mãos esta “pequena” Gita de Chandramukha Swami, uma das pessoas mais próximas de Krishna que conheço, experimentei uma sensação tépida e suave, pois sinto que esta pequena síntese traz abundância de luz e calidez divina. Só me resta a alternativa de fazer o convite para que o leitor sinta o mesmo néctar lendo este pequeno, mas profundo, manual capaz de acender a devoção dentro de nós”.
Sobre o autor
Em 1986, Chandramukha, abraçou os votos de renúncia (sannyasi) na cidade sagrada de Mayapur, Índia, recebendo o venerável título de Swami. Tornou-se um dos líderes no Brasil da ISKCON - International Society for Krishna Consciousness -, fundada no Ocidente, em 1965, por Bhaktivedanta Swami Prabhupada.
Maharaja, como é mais conhecido, é escritor e músico, e foi um dos idealizadores do Ashram Vrajabhumi, em Teresópolis, RJ, projeto que ainda coordena e no qual reside. Autor de mais de vinte livros sobre yoga, filosofia e espiritualidade, além de oito cds de mantras e meditação, é famoso por sua habilidade de tornar a sabedoria védica facilmente acessível ao público leigo.
Local:
SPA DA ALMA
Rua Miguel Couto, 331
Jardim Icaraí - Niterói
Telefone: (21) 2717-8557
domingo, 3 de maio de 2009
Noite da Índia - Música, Culinária e Sat-sanga
Noite de Vraja agora é Noite da Índia! O novo nome acompanha boas mudanças. Pela primeira vez no SÁBADO, dia 09 de maio, Noite da Índia aprimora sua programação cultural! Além do tradicional jantar indiano, haverá show de mantras com Maharaj Chandramukha e banda, dança indiana, bazar indiano e palestra da Bhagavad-gita. Estrada da Barra da Tijuca, n° 1990, Itanhangá, a partir das 19h. (compre antecipadamente ou reserve ligando para 8346-0607 ou 3563-1627 e ganhe um livro "Yoga, Meditação e Controle da Mente") Atenção: Participe da Campanha do Agasalho doando casacos, roupas de frio e cobertores.
Noite da Índia é um evento gastronômico, cultural e espiritual promovido há um ano no Templo Hare Krishna do Itanhangá. O evento tem por objetivo divulgar a milenar cultura indiana e conjuga sempre um delicioso jantar indiano com apresentações culturais de primeira linha, como shows musicais, apresentações de dança, etc.
Estrada da Barra da Tijuca, n° 1990, Itanhangá, Rio de Janeiro, em frente ao Itanhangá Golf Club
Reservas: 21 8346 0607
Matchless Gifts de Srila Prabhupada
"Eu não espero alcançar a perfeição no serviço devocional por cantar minhas voltas perfeitamente, não espero alcançar a perfeição do serviço devocional por ler as escrituras, não se pode alcançar a perfeição do serviço devocional por pregar em todo o mundo, se não que simplesmente pela misericórdia de meu mestre espiritual posso alcançar o serviço devocional puro, portanto, eu estou fazendo todas essas coisas simplesmente para atrair sua misericórdia, simplesmente para satisfazê-lo, porque ele havia me pedido que o fizesse"
(A.C. BHAKTIVEDANTA SWAMI PRABHUPADA)
Palavras de Prahalada Maharaja
" Meu querido Senhor, não tenho problemas nem desejo de bençãos de Vós pois estou muito satisfeito em cantar Vosso santo nome. Isto é suficiente para mim porque sempre que canto imediatamente mergulho num aceano de bem aventurança transcedental. Só lamento ver os outros desprovidos de Vosso amor. Eles estão apodrecendo em atividades materiais em troca de prazer material transitório e arruinando suas vidas a labutar dia e noite simplesmente para o gozo dos sentidos, sem qualquer apego ao amor por Deus. Fico simplesmente a lamentar-me por eles e idealizo diversos planos para liberta-los das garras de maya.(Srimad- Bhagavatan - 7.9.93)
(Palavras de Prahalada Maharaja ao receber as bençãos do senhor Nrsimhadeva.)
Ocupando os sentidos!
Os sentidos são fortes e impetuosos e têm o poder de arrastar a mente de qualquer um - especialmente no que diz respeito ao impulso sexual. Portanto, deve-se entender que sem uma ocupação constante nas atividades espirituais é absolutamente impossível de controlar os sentidos. Isto ocorre porque os sentidos exigem ocupações práticas. Portanto, se não estiverem espiritualmente ocupados, os sentidos certamente se precipitarão em atividades para o desfrute material. Enquanto habita um corpo material, a alma espiritual está numa condição bastante difícil, pois vive cercada de encantos criados pela energia ilusória. Ou seja, os objetos dos sentidos materiais estão sempre tentado atrair os sentidos. Entretanto, um yogi não deve tentar evitar os objetos dos sentidos artificialmente, simplesmente negando-os ou reprimindo seus sentidos. Ele é inteligente o bastante para compreender o segredo do controle dos sentidos: a utilização de tudo no serviço ao Senhor, o que para ele é bastante natural, devido ao desenvolvimento de sua devoção. Portanto, ele não cai vítima da consciência material, pois nunca se julga proprietário, controlador ou desfrutador da energia material. Ao vincular ao Senhor todas as suas ocupações, o yogi estabiliza sua inteligência e apazigua sua mente e sentidos. Ele vive desperto para atividades transcendentais, sente grande prazer no avanço espiritual e não sente necessidade de nada, pois o Senhor está sempre presente em sua mente e coração. Mesmo que eventualmente surjam desejos em sua mente, ele não se perturba. Esta posição é alcançada devido à misericórdia do Senhor que recompensa o esforço de seu servo que tão sinceramente se ocupa em Seu serviço. Ele atingiu a verdadeira ausência de desejos, pois possui o desejo sincero de tornar-se cada vez mais consciente de Deus. Ele está sempre meditando em Krsna. Estar livre de desejos significa não reivindicar falsamente a propriedade de nada - este é o princípio básico e essencial para alcançar a plataforma de verdadeira paz interior.
Escrito por Alemão
Escrito por Alemão
domingo, 19 de abril de 2009
Maharaj Purushtraya no Spa da Alma
Sábado dia 18 de abril tivemos o prazer de assistir uma palestra com o Maharaj Purushatraya no espaço Spa da Alma, localizado em Niterói, Rua Miguel Couto, nº 331. O evento foi organizado por Geraldo dentre outros devotos como Sacisuta, Amsumati e contou com a presença de Hari Darshana, Caitanya Chandra, Vasudeva, Baladeva, Nila Madhava, Ganga Prasada, Bhaktin Márcia, Bhaktin Danny, Bhakta Erick, Bhakta Jorge, Bhakta Gilberto, Bhakta André, Bhakta Cézar e muitos outros. Foi montado um point de vendas de produtos de Goura Vrindavana, a fazenda auto-sustentável idealizada por Purushtraya Swami.
Na palestra ele falou sobre os tipos diferentes de Yoga e sobre a consciência da alma individual e falou do amor que está na base da filosofia védica.
Em breve fotos do evento.
Na palestra ele falou sobre os tipos diferentes de Yoga e sobre a consciência da alma individual e falou do amor que está na base da filosofia védica.
Em breve fotos do evento.
Assinar:
Postagens (Atom)